SENSOR DE FADIGA

A atenção é um fator fundamental para evitar acidentes de trânsito, sendo bastante prejudicada pelo cansaço. Logo, o sensor de fadiga é um grande aliado na prevenção dessas ocorrências.

Embora muitos condutores o ignorem, o sono no volante é um grande vilão e pode colocar muitas vidas em risco, por isso, é importante falar sobre medidas e ferramentas com potencial para combatê-lo.

Primeiramente, é válido esclarecer o que significa fadiga no trânsito e os impactos desse estado na atenção do condutor.

A fadiga é considerada uma condição adversa para a direção defensiva, o que significa ser um fator com potencial para prejudicar o desempenho na condução de um veículo.

Quando uma pessoa está no chamado estado de fadiga, pode cochilar a qualquer momento, até mesmo enquanto dirige, também há falhas na concentração e na memória, habilidades fundamentais no trânsito.

Dependendo de onde o veículo está transitando, poucos segundos de desatenção já são suficientes para causar acidentes de alta gravidade, por isso, a fadiga é um tema bastante mencionado em campanhas e estudos sobre segurança no trânsito.

Três importantes órgãos se uniram para realizar um estudo sobre a fadiga no trânsito, são eles: Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e o Conselho Regional de Medicina (CRM).

A pesquisa concluiu que o sono é a causa de 42% dos acidentes de trânsito no Brasil, o que o coloca na lista de principais causas dessas ocorrências no país, ao lado do excesso de velocidade e do consumo de álcool.

Principalmente entre motoristas com experiência, pode ser difícil identificar os sinais do cansaço, por se tratar de uma atividade realizada diariamente. Então, muitos acabam não se dando conta de que estão com as habilidades motoras e de atenção prejudicadas.

Por todos os riscos envolvidos, dirigir com sono é considerado uma infração gravíssima, de acordo com o art. 166 do Código de Trânsito Brasileiro, podendo resultar em 7 pontos na CNH e uma multa de R$ 293,47.
Como contrato?
Basta preencher o nosso formulário que nossos consultores irão entrar em contato e fornecer todas as informações necessárias. Ou então entre em contato no (21) 98174-0718